Quem sou eu

Minha foto
In a career spanning over 30 years of experience in journalism, TV production, film and TV scripts, Wladimir Weltman has worked for some of the most important companies in the industry in the USA and Brazil. Numa carreira que se estende por mais de 30 anos de experiência em jornalismo, produção de tevê, roteiros de cinema e TV, e presença frente às câmeras Wladimir Weltman trabalhou em algumas das mais importantes empresas do ramo nos EUA e no Brasil.

sábado, 17 de outubro de 2020

UM ANO DEPOIS DO SHERMAN, O ZORRA TAMBEM SE FOI...


 

Exatamente há um ano falecia no Rio o diretor Mauricio Sherman. Ironicamente um ano depois a TV Globo anuncia o fim do Zorra, programa de humor dos sábados à noite, que substituiu o Zorra Total e aproveitou do nome, de boa parte do elenco, de 3 redatores do original na esperança de capturar o interesse da audiência do programa que era um dos quatro campeões de IBOPE da Globo. Apesar de fazer um humor inteligente, elegante, bem produzido, bem escrito, o novo Zorra não conseguiu manter os mesmos níveis de audiência do antecessor. Na verdade, a opção da direção de sofisticar o programa foi obviamente um erro e demonstrou pouco conhecimento do público que era fiel ao Zorra Total, assim como do público que hoje ainda assiste TV aberta no Brasil, ou seja, o povão.

Tiraram o Sherman sabe-se lá porque. Talvez porque ele já estivesse com idade avançada. Algo que nunca o impediu de se reinventar em mais de 60 anos de televisão. Talvez porque seu Zorra fosse cheio de bordões, clichês, humor antigo de rádio etc. Só que ele fazia o Zorra Total daquele jeito popularzão, por opção consciente, não por falta de visão ou capacidade. Ele sabia a quem estava se dirigindo. E o público retornava o favor assistindo em massa ao programa.

Sherman conhecia tudo de bom e inteligente que se fazia nas televisões americanas e europeias. Nunca deixou de acompanhar os sucessos e novos lançamentos. Do mesmo jeito que ele ficava de olho em novos talentos no teatro brasileiro para engrossar as fileiras de atores e autores dos seus programas de TV.

Sherman acompanhava religiosamente as novidades que os gringo colocavam no ar. Ele estava cansado de saber quem era o clássico da TV americana SNL - SATURDAY NIGHT LIVE, tanto que mais de uma vez me pediu para ver se era possível enviar gente da equipe para assistir o método de produção deles (infelizmente não foi possível).

Assim como também conhecia todos os novos programas de humor da TV inglesa ou espanhola. Na verdade ele exigia que eu assistisse e me inspirasse neles para escrever novos esquetes para o Zorra Total.

Foi no programa espanhol ESCENAS DE MATRIMONIO (2002 – 2007) e nos esquetes clássicos de Sid Caesar nos seus shows de TV dos anos 50 -- Show of Shows e Caesar's Hour (cujos roteiristas eram Woody Allen, Mel Brooks, Neil Simon e Carl Reiner) -- que encontrei inspiração para o quadro Dodô e Dadá, com Nelson Freitas e Helga Nemetik.

Uma pena que ele se foi. Uma pena que o Zorra, mesmo travestido de “moderno” se vai agora. Triste que 3 bons programas de humor saiam do ar exatamente na hora em que mais estejamos precisando de rir. E pena que na hora em que as televisões passam por uma crise de audiência e anunciantes, quando mais se precisa de conhecimento e experiencia, talentos como o do Sherman e de outros grandes profissionais de televisão possam ser descartados com tanta facilidade.

 #zorratotal #zorra #tvglobo #mauriciosherman #humor #publicoalvo #audiencia #ibope

Nenhum comentário:

Postar um comentário